Anúncio

Collapse
No announcement yet.

PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

    Postado originalmente por KG maníaco
    Trimilika,
    Li este “Post” inteiro e gostaria inicialmente de agradecer este atendimento que você tem feito na maior boa vontade a todos nós e como não podia deixar estou interessado em algumas dicas.
    Meu nome é Marcos, sou proprietário de um Karmann Ghia, coupé, 1969 e estou reformando, como poderá ver no link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=7001 , onde estou postando o andamento do serviço de funilaria, suspensão, freios e etc., estes serviços estão sendo realizados na 1ª fase do projeto e a 2ª fase é a preparação de motor a vento (como você diz) um pouco mais bruto, mas sociável para andar na cidade e quando precisar dar uma espichada ele responder a altura.
    Tenho um motor no carro que não sei se é 1600 ou 1500, comprei o carro a pouco tempo e nem o antigo dono sabe me dizer e para falar a verdade tive pouco tempo com o carro.
    A minha intenção é comprar um bloco novo, de preferência do motor “Tork” e ir montando o motor aos poucos, enquanto vou rodando com o que esta no carro, depois tiro e coloco a usina nova.
    O projeto básico eu montei na planilha do Vader.
    Motor:
    Cilindros: 90,5mm;
    Vou mandar brunir as camisas fazer um brunimento fino, com descreve a palnilha, qual a folga entre o pistão e a camisa?
    Virabrequim: 69mm;
    Comando de válvulas: w120;
    Cabeçotes: trabalhados (precisa deixar polido as faces internas?) duvidas quanto aos balanceiros, molas das válvulas, varetas, se estiver esquecendo de alguma coisa me avise;
    Vai rodar no álcool, taxa de 1:11 (esta taxa esta boa?)
    Volante de motor: compensa aliviar? Se sim, quanto alivio, 1kg, 1/2kg?
    Injeção eletrônica: (a princípio Fueltech).
    Sistema de lubrificação:
    Preciso de muita informação neste item, como você pode ver ele esta com a capela do 1200, gostaria de continuar a usar esta capela, mas não gostaria de por radiador de óleo no pára-choque dianteiro do carro, quero deixar ele com a aparência de original e como dizem lobo em pele de cordeiro, se é que me entende.
    Transmissão:
    O cambio vou deixar o que esta nele, é o 8x31, com relações originais.
    Escapamento: ele parece que esta com um direto como podemos ver nas fotos, preciso de dicas aqui também, não gostaria de usar este escapamento, o antigo dono parece que fez sem muito critério.

    Desde já agradeço e espero não te encher muito.
    Abraços,
    1*- quanto a folga do pistão na camisa :
    se o kit for todo novo,monta como vem e amacia na boa

    2*- polimento nas partes internas dos cabeçótes:
    tirar toda rugosidade dos dutos,
    polir somente os dutos de escap
    nunca polir os dutos de adm. nem os coletores de amc.

    3*- molas de valvulas:
    comprar zero na autorizada VW as molas do motor tork a ar (kombi,fusca)
    aproveita e compra um jogo de tuchos de comando zero tmb originais e na outorizada VW
    balanceiro desde q estejam bons póde ser estes mesmo aprincipio
    verificar as pontas de atac dos parafusos reguladores de valvulas
    se preciso substituir
    varetas de valvulas póde ser as originais se estiverem boas

    4*- taxa
    se vc conceguir deixar com esta taxa de 11 esta bom

    5*- volante
    se for aliviar do jeito tradicional,naum tirar mais q 1kg
    se for tipo canaleta ,pode tirar de 1,5 a 2 kg

    6*- modulo de injeção
    prefiro a pandoo

    7*- lubrificação
    quanto mais melhor
    use a capela do motor tork com radiador de óleo original deslocado
    use tmb uma bomba de circulação com filtro de óleo e radiador com ventoinha acionado pela pandoo,perto do cambio

    8*-escapamento
    procure um 4x2 com abafador tipo caixinha no meio da marca FORT
    essa fabrica é de coritiba,esse escap é o melhor q se encontra no mercado de escap pronto,ou mande fazer um igual a esse q falei ,más tem q ser igual se naum naum funciona

    9*- com a coroa e pinhão 8x31 o carro fica xoxo de arrancada,
    porem para andar como gente é bom e o carro fica economico principalmente de 3* e 4* marcha,ou seja na estrada ela mantem a velocidade boa com menos giro no motor ,judia menos do motor ,
    trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
    escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
    www.trimilika.kit.net
    www.trimilika1.hpg.ig.com.br
    trimilika1@hotmail.com.br
    tel 035-91420977 poços de caldas MG

    Comment


    • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

      Obrigado Trimilika,

      as dicas foram anotadas e seram com certeza aplicadas na usina.

      Teria fotos desse procedimento de alívio de volante por canaleta?


      Postado originalmente por trimilika
      1*- quanto a folga do pistão na camisa :
      se o kit for todo novo,monta como vem e amacia na boa

      2*- polimento nas partes internas dos cabeçótes:
      tirar toda rugosidade dos dutos,
      polir somente os dutos de escap
      nunca polir os dutos de adm. nem os coletores de amc.

      3*- molas de valvulas:
      comprar zero na autorizada VW as molas do motor tork a ar (kombi,fusca)
      aproveita e compra um jogo de tuchos de comando zero tmb originais e na outorizada VW
      balanceiro desde q estejam bons póde ser estes mesmo aprincipio
      verificar as pontas de atac dos parafusos reguladores de valvulas
      se preciso substituir
      varetas de valvulas póde ser as originais se estiverem boas

      4*- taxa
      se vc conceguir deixar com esta taxa de 11 esta bom

      5*- volante
      se for aliviar do jeito tradicional,naum tirar mais q 1kg
      se for tipo canaleta ,pode tirar de 1,5 a 2 kg

      6*- modulo de injeção
      prefiro a pandoo

      7*- lubrificação
      quanto mais melhor
      use a capela do motor tork com radiador de óleo original deslocado
      use tmb uma bomba de circulação com filtro de óleo e radiador com ventoinha acionado pela pandoo,perto do cambio

      8*-escapamento
      procure um 4x2 com abafador tipo caixinha no meio da marca FORT
      essa fabrica é de coritiba,esse escap é o melhor q se encontra no mercado de escap pronto,ou mande fazer um igual a esse q falei ,más tem q ser igual se naum naum funciona

      9*- com a coroa e pinhão 8x31 o carro fica xoxo de arrancada,
      porem para andar como gente é bom e o carro fica economico principalmente de 3* e 4* marcha,ou seja na estrada ela mantem a velocidade boa com menos giro no motor ,judia menos do motor ,
      Marcos Pereira
      KG Maníaco

      Comment


      • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

        Postado originalmente por KG maníaco
        Obrigado Trimilika,

        as dicas foram anotadas e seram com certeza aplicadas na usina.

        Teria fotos desse procedimento de alívio de volante por canaleta?
        naum tenho
        trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
        escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
        www.trimilika.kit.net
        www.trimilika1.hpg.ig.com.br
        trimilika1@hotmail.com.br
        tel 035-91420977 poços de caldas MG

        Comment


        • ajuda com uma falha no turbo

          Olá Trimilika, olha só, adiantei o ponto e o motor melhorou muito, mas ocorre que quando o motor chega em 5000, 5200, 5300 rpm depende do momento ele da uma falhada estranha e depois passa para uns 5800 rpm que n meu ponto de vista seria o máximo do motor, ja olhei carburação, regulei o bico suplementar e não acho o que é, me disseram que pode ser o distribuidor será??? to com medo de trocar ele por um hall pelo investimento e não dar resultado, meu setup atual é:

          1600t dupla carburação, velas bp8es, turbina t2, bobina mi, injeção suplemetar hardwere,ponto em 27 travado, pressão do turbo em 1,3 , folga de válvulas em 0,10 adm e 0,15 esc., gap de velas em 0,5, duas bombas separadas, uma para os bicos e outra para carburação com 0,2 pressão inicial, como foi me passado pelos colegas do fórum, o que pode ser agora??
          __________________
          GEFE
          CAIÇARA-RS
          GEFE
          CAIÇARA-RS

          Comment


          • Re: ajuda com uma falha no turbo

            Postado originalmente por gefe
            Olá Trimilika, olha só, adiantei o ponto e o motor melhorou muito, mas ocorre que quando o motor chega em 5000, 5200, 5300 rpm depende do momento ele da uma falhada estranha e depois passa para uns 5800 rpm que n meu ponto de vista seria o máximo do motor, ja olhei carburação, regulei o bico suplementar e não acho o que é, me disseram que pode ser o distribuidor será??? to com medo de trocar ele por um hall pelo investimento e não dar resultado, meu setup atual é:

            1600t dupla carburação, velas bp8es, turbina t2, bobina mi, injeção suplemetar hardwere,ponto em 27 travado, pressão do turbo em 1,3 , folga de válvulas em 0,10 adm e 0,15 esc., gap de velas em 0,5, duas bombas separadas, uma para os bicos e outra para carburação com 0,2 pressão inicial, como foi me passado pelos colegas do fórum, o que pode ser agora??
            __________________
            GEFE
            CAIÇARA-RS
            póde ser o distribuidor sim ,antes de comprar da um jeito de experimentar outro igual ao seu para tirar a duvida ou experimenta um hall tmb,antes de comprar,

            muitas vezes esse sintoma tmb póde ser a véla dando um alô,
            cuidado especial com elas,elas pensam q são expertas e enrolam agente,
            confere tmb se a cuba do bura não está secando rápido,tipo a agulha pequena,
            eu sei q vc disse q tem bico suplementar,mas cuidado com a agulha e a cuba
            trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
            escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
            www.trimilika.kit.net
            www.trimilika1.hpg.ig.com.br
            trimilika1@hotmail.com.br
            tel 035-91420977 poços de caldas MG

            Comment


            • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

              fala galera, alguem sabe algo sobre o comando de valvula que é vendido na sportsysytem aconselham a compra ja ouviram falar?
              Quero comprar mais to na duvida do w100 ou w110 como tenho que trocar o balancin com 110 ou posso usar o original, pretendo colocar 2 carbura mas qual?, filtro esportivo, bobina azul ou vermelha, escape 4x2, capela da kombi injetada com radiador deslocado, me aconselham mais algo o carro é um 1300 78 de uso quase que diario mas quero um gas a mais.
              agradeço desde já.

              Comment


              • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                Postado originalmente por henrique.and
                fala galera, alguem sabe algo sobre o comando de valvula que é vendido na sportsysytem aconselham a compra ja ouviram falar?
                Quero comprar mais to na duvida do w100 ou w110 como tenho que trocar o balancin com 110 ou posso usar o original, pretendo colocar 2 carbura mas qual?, filtro esportivo, bobina azul ou vermelha, escape 4x2, capela da kombi injetada com radiador deslocado, me aconselham mais algo o carro é um 1300 78 de uso quase que diario mas quero um gas a mais.
                agradeço desde já.

                Eu tenho uma configuração parecida com a q vc quer. O W110 da Engle, o da Sportsystem ou o 284 da SamCams, são praticamente iguais. Eu uso o da SamCams e unca me deu problema, vc pode usar um par de Solex 32 retrabalhadas. Dá pra usar no dia-a-dia sem problemas, e até com uma certa economia. Fica com um torque bom mesmo em baixas rotações, e vc quase não troca marchas no trânsito, com a relação do 1300 q é 8x35, ou mesmoa 8x33 vc pode ficar andando em 3ª o tempo todo no transito q o motor empurra de boa.





                André Torneiro

                Comment


                • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                  valeu andre pela resposta, mas diz ai e os balancins pode ser o original mesmo?

                  Comment


                  • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                    Fala Trimilika,

                    Tenho uma dúvida, me perdoe se estiver falando besteira...

                    Posso utilizar pistão plano mod. alcool antigo num motor tork original gasolina?

                    Vai continuar gasolina, porem com cabeçote preparado com camara ap e válvulas maiores, ainda estou na dúvida 40x32 ou 40x35,5.

                    O motor é de kombi moderna e está com injeção, o comando será um w110 engle, sei que vou sofrer pra acertar a injeção, mas sou brasileiro e nao desisto nunca!

                    Obrigado

                    Carlos
                    Carlos - Pirituba - SP/SP

                    Comment


                    • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                      Postado originalmente por cguimar1
                      Fala Trimilika,

                      Tenho uma dúvida, me perdoe se estiver falando besteira...

                      Posso utilizar pistão plano mod. alcool antigo num motor tork original gasolina?

                      Vai continuar gasolina, porem com cabeçote preparado com camara ap e válvulas maiores, ainda estou na dúvida 40x32 ou 40x35,5.

                      O motor é de kombi moderna e está com injeção, o comando será um w110 engle, sei que vou sofrer pra acertar a injeção, mas sou brasileiro e nao desisto nunca!

                      Obrigado

                      Carlos
                      se eu não me engano o pistão do alcool antigo no caso o flat ou reto cabeça plana,faz casal com a camisa antiga ,do kit antigo,pescoço longo porem essaa camisa é mais curta q a moderna,ou seja se vc colocar esse pistão na camisa moderna ,ele vai ficar loje demais da borda e vai descompromir muito o motormcomo s vc tivesse colocando muitos calços no pé da camisa,
                      se não fosse esse problema o seu pensamento estaria correto,

                      tem um jeito de fazer isso !!!!
                      faz um ensaio com esse pistão e a camisa do motor tork e ve quanto ele fica para chegar até a borda da camisa ,ou seja o pistão no ponto morto superior,a camisa no lugar e vc mede quanto o pistão falta para chegar na borda,aí vc calcula ,deixa de luz 1,5 mm e manda tornear o restante da diferença no pé da camisa diminuindo assim o tamanho dela e pronto zerou e deu certo oq vc quer fazer,

                      quanto ao diametro da valvula de escap,
                      quanto menor ,mais tork em baixas rotações ,ou seja mais pegada

                      quanto maior a valvula de escap,maior tork em altas rotações ,
                      lembrando q quando vc beneficia uma faixa de rotação vc desfavorece a outra!
                      aí vc vê qual será a caracteristica do motor q vc esta preparando de acordo com o seu projeto e pronto

                      e não concordo q vc vai sofrer para acertar a injeção,
                      depende !

                      claro q se vc for usar um módulo regulavel o papo é outro e facilita e muito
                      trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
                      escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
                      www.trimilika.kit.net
                      www.trimilika1.hpg.ig.com.br
                      trimilika1@hotmail.com.br
                      tel 035-91420977 poços de caldas MG

                      Comment


                      • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                        Postado originalmente por henrique.and
                        valeu andre pela resposta, mas diz ai e os balancins pode ser o original mesmo?


                        Pode sim, eu qdo ressucitar o Azulão vou de 1,25:1 mas mesmo com os originais tb fica muito bom.







                        André Torneiro

                        Comment


                        • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                          Postado originalmente por trimilika
                          se eu não me engano o pistão do alcool antigo no caso o flat ou reto cabeça plana,faz casal com a camisa antiga ,do kit antigo,pescoço longo porem essaa camisa é mais curta q a moderna,ou seja se vc colocar esse pistão na camisa moderna ,ele vai ficar loje demais da borda e vai descompromir muito o motormcomo s vc tivesse colocando muitos calços no pé da camisa,
                          se não fosse esse problema o seu pensamento estaria correto,

                          tem um jeito de fazer isso !!!!
                          faz um ensaio com esse pistão e a camisa do motor tork e ve quanto ele fica para chegar até a borda da camisa ,ou seja o pistão no ponto morto superior,a camisa no lugar e vc mede quanto o pistão falta para chegar na borda,aí vc calcula ,deixa de luz 1,5 mm e manda tornear o restante da diferença no pé da camisa diminuindo assim o tamanho dela e pronto zerou e deu certo oq vc quer fazer,

                          quanto ao diametro da valvula de escap,
                          quanto menor ,mais tork em baixas rotações ,ou seja mais pegada

                          quanto maior a valvula de escap,maior tork em altas rotações ,
                          lembrando q quando vc beneficia uma faixa de rotação vc desfavorece a outra!
                          aí vc vê qual será a caracteristica do motor q vc esta preparando de acordo com o seu projeto e pronto

                          e não concordo q vc vai sofrer para acertar a injeção,
                          depende !

                          claro q se vc for usar um módulo regulavel o papo é outro e facilita e muito
                          Obrigado pelas respostas Trimilika, só mais uma dúvida:

                          - qual marca de cabeçote 8 aletas voce tem utilizado pra preparação? VW tá dificil de encontrar e o valor está exorbitante, vale a pena partir pra autolinea, metan ou outro "tabajara" do mercado?

                          Valeu, grande abraço.

                          Carlos
                          Carlos - Pirituba - SP/SP

                          Comment


                          • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                            Postado originalmente por cguimar1
                            Obrigado pelas respostas Trimilika, só mais uma dúvida:

                            - qual marca de cabeçote 8 aletas voce tem utilizado pra preparação? VW tá dificil de encontrar e o valor está exorbitante, vale a pena partir pra autolinea, metan ou outro "tabajara" do mercado?

                            Valeu, grande abraço.

                            Carlos
                            eu sempre usei os originais VW mesmo
                            agora.....
                            acho q é melhor
                            partir para os cabeçótes prontos gringos mesmo
                            por ex
                            os da cb performance
                            q já vem com valvula,
                            dutos
                            e se não me engano aberto para kit como opção
                            acho q sai mais em conta importar
                            dq comprar cabeçótes mais valvulas
                            e mandar fazer o trampo de 1* aqui

                            esses tabajaras eu nunca usei
                            não posso responder com precisão
                            em relação a eles
                            na autorizada VW naum tem cabeçótes ?
                            trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
                            escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
                            www.trimilika.kit.net
                            www.trimilika1.hpg.ig.com.br
                            trimilika1@hotmail.com.br
                            tel 035-91420977 poços de caldas MG

                            Comment


                            • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                              Postado originalmente por trimilika
                              eu sempre usei os originais VW mesmo
                              agora.....
                              acho q é melhor
                              partir para os cabeçótes prontos gringos mesmo
                              por ex
                              os da cb performance
                              q já vem com valvula,
                              dutos
                              e se não me engano aberto para kit como opção
                              acho q sai mais em conta importar
                              dq comprar cabeçótes mais valvulas
                              e mandar fazer o trampo de 1* aqui

                              esses tabajaras eu nunca usei
                              não posso responder com precisão
                              em relação a eles
                              na autorizada VW naum tem cabeçótes ?
                              Tem poucas concessionárias que tem o cabeçote de 8 aletas, o valor está variando de 715 a 930 cada, e é só o casco, sem molas/válvulas...

                              Acho esses valores meio abusivos, um similar custa por volta de 200~250, foi por isso o meu questionamento sobre a durabilidade quando preparados.
                              Carlos - Pirituba - SP/SP

                              Comment


                              • Re: PREPARAÇÃO-perguntas a TRIMILIKA

                                Postado originalmente por trimilika
                                eu sempre usei os originais VW mesmo
                                agora.....
                                acho q é melhor
                                partir para os cabeçótes prontos gringos mesmo
                                por ex
                                os da cb performance
                                q já vem com valvula,
                                dutos
                                e se não me engano aberto para kit como opção
                                acho q sai mais em conta importar
                                dq comprar cabeçótes mais valvulas
                                e mandar fazer o trampo de 1* aqui

                                esses tabajaras eu nunca usei
                                não posso responder com precisão
                                em relação a eles
                                na autorizada VW naum tem cabeçótes ?
                                Os meus são autolinea Modelo CB

                                são os mesmos que são exportados para a CB performance, e lá eles fazem o retrabalho para vender.
                                Felipe Mori
                                Osasco - SP
                                --------------------------------------------------------

                                Comment

                                Working...
                                X